Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Somos o Ministério de Louvor e Adoração Reino de Sacerdotes. Cremos que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador de todo aquele que nele crê. Cremos em um só Deus, uma só fé - a fé em Jesus - Filho Unigênito de Deus, e que por Ele todos fomos reconciliados com o Pai. Cremos que o Louvor e adoração são armas poderosas de libertação, cura e restauração, e que o louvor só é genuino, se nossa vida, estiver diante do altar, em tudo que fazemos, pensamos, e vivemos.

Seguidores

quarta-feira, 16 de junho de 2010

expressão através da dança





A EXPRESSÃO ATRAVÉS DA DANÇA
Queridos irmãos!

     Quero começar este artigo chamando a atenção de vocês para três palavras: UNCAO, ALEGRIA E EXPRESSÃO!
     Uma das maiores características de um louvor a Deus através da dança é a EXPRESSÃO, não só corporal, mas facial! E é disso que quero compartilhar com vocês!
     Tomemos como base o texto de Êxodo 34.29-35. Este texto relata a passagem de quando Deus deu os dez mandamentos para o povo de Israel pela segunda vez. Moisés subiu ao monte Sinai e lá ficou por 40 dias e 40 noites buscando orientações que viessem da boca do próprio Deus. Quando ele desceu com as tábuas dos dez mandamentos, seu rosto resplandecia muito e as pessoas não sabiam o porquê de tanta glória. 
     Este texto mostra com clareza a unção que estava sobre a vida de Moisés por causa de sua intimidade com o Pai. A Bíblia nos diz que o rosto dele resplandecia de tal forma que as pessoas precisaram cobri-lo com um véu; tamanha era a glória de Deus que se manifestava em sua vida naquele momento.
     Mas você deve estar se perguntando o que isto tem que ver com a dança: a resposta é absolutamente TUDO!
     Quero enfatizar que a unção de Deus sobre a vida de qualquer pessoa, no nosso caso um dançarino, traz uma verdadeira alegria, não esta passageira, mas a eterna, duradoura, mesmo diante das circunstâncias contrárias e, automaticamente, a unção que está sobre nossas vidas quando andamos em intimidade e comunhão com o Pai, reflete na nossa dança. É esta glória que Moisés experimentou ao descer do monte. É isto que Deus procura no homem. Pessoas que tenham comunhão com Ele. Antes mesmo de sermos dançarinos, somos filhos de Deus. Nossa dança somente irá refletir aquilo que vivemos na intimidade e comunhão com o Pai. Nosso momento de comunhão com Deus dentro do nosso quarto será externado através da unção, no momento em que dançamos. Aí chegamos ao ponto principal deste texto: EXPRESSÃO! 
     Quando estamos cheios da presença e alegria do Senhor, não há como ficar triste! Nossos rostos e corpos transbordam da alegria do Senhor e nosso desejo é expressar de maneira extravagante aquilo que Ele é em nós e tem feito por nós. Automaticamente nossa expressão irá transmitir isso. Expressar-se diante de Deus com nossas danças é viver aquilo que estamos cantando: “E NADA VAI ME SEPARAR DO AMOR QUE ENCONTRO EM TI”. De que maneira dançar esta verdade de cara “amarrada”? 





     Creio que com Moisés aconteceu isso. Ele estava transbordando da glória do Senhor e seu coração pulsava de alegria com Sua presença, por isto seu rosto resplandecia.
     Meu desejo é que você, querido leitor, busque ao Senhor INCANSAVELMENTE, até chegar ao ponto do mundo ver em seu rosto algo diferente, e que eles não consigam explicar, mas que nós sabemos muito bem o que é: A GLÓRIA DA PRESENÇA DO SENHOR EM NÓS!

Além disso, gostaria de deixar aqui, alguns conselhos importantes para ministros de dança:
1-      É de extrema importância estar conectado com o ministro de louvor, ensaiar juntos, e preparar o ambiente antes dos cultos, sabendo que você também está ministrando, com seu gesto, corpo, rosto, movimento, clamor, se essa UNIDADE não existir, seremos apenas pessoas dançando, mas se estivermos conectados, sabendo de antemão o que quer o ministro de louvor e o que buscou do coração de Deus para aquele momento, então, dessa unidade fluirá cura, libertação e renovo.

2-      entenda o que quer  dizer cada cântico(mensagem central), combine movimentos únicos nas partes mais importantes ou relevantes da canção – isso dará mais graça e impacto ao louvor.

3-      cuidado com os movimentos exagerados, não chame tanto atenção para você mesmo, movimento deve ter SIGNIFICADO – por exemplo – o tronco encurvado e mãos ao peito e rosto contristado tem a ver com canções de quebrantamento. Giros, saltos e rotações de braço tem a ver com cânticos de celebração.

4 Movimentos espontâneos são importantes, mas perdem o significado se são realizados em grupo, o melhor é, que, se o grupo não ensaiou e não combinou os movimentos para aquela canção, apenas uma pessoa faça  movimentos espontâneos
5 – Diversifique!!! Crie !!! Evite que as canções sejam feitas sempre do mesmo jeito, diversifique, use diferentes lugares do tempo, saiam cada um de um ponto determinado – reapareçam apenas numa parte da música, congelem uma parte da canção num movimento pré estabelecido e recomecem juntos num outro ponto da música. Use diferentes objetos – bastões, bolas, tochas, arcos, tecidos fluidos, estandartes, bandeiras, utilize recursos de teatro na dança: dançar usando teatro de sombra, fazendo representações de partes do louvor...
6- Capriche no visual ! Quando roupas são repetidas vezes usadas, as pessoas não prestarão mais atenção e o grupo ficará “invisível” . Excelência também no vestir. Saias, calças, vestidos, diferentes estilos, penteados clássicos, modernos, tranças, arcos, pulseiras, ouse, saia do lugar comum!!!

7 – cuidado para que os movimentos não pareçam golpes de luta, movimentos precisam ter significado!
8- Interaja com o ministro de louvor interaja com o vocalista de um solo, interaja com as pessoas a sua volta, lembre-se, você não está se apresentando, mas ministrando.
9- Diversifique posições – dançar lateralmente, dançar de frente para as pessoas, de frente para o altar, em fila, em coluna ...
10 – Como exercício prático, escolha uma canção e ponha em prática essas sugestões, depois fotografe os movimentos e avalie o trabalho do grupo.




    Que Deus te abençoe ricamente!!!!


Kelly Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude-nos a construir este blog! Comente!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.